No Alentejo sê Alentejano | Pequenos Prazeres: No Alentejo sê Alentejano

17 de fevereiro de 2015

No Alentejo sê Alentejano

Há já muito tempo que me tornei alentejano...

Vai fazer ano e meio que me mudei para a Muy Nobre e sempre Leal cidade de Évora para estudar. Entrei na Universidade de Évora um pouco de olhos vendados, não sabia o que me esperava nem para onde ia. Acabei por descobrir uma cidade linda, com uma enorme história e uma gastronomia regional muito rica e muito própria.
Desde as Queijadas de Évora, ao Pão de Rala e as famosas Migas de Tomate, é enorme a carta de pratos e doçaria que esta cidade tem para nos oferecer, e como tal, ninguém consegue resistir, muito menos eu a provar e a experimentar fazer essas deliciosas iguarias.

O prato que trago talvez seja o mais conhecido e emblemático do Alentejo, a Açorda.
A açorda assume vários formatos no nosso país, quase que em cada cidade há uma açorda diferente.



Esta Açorda é a famosa Açorda de Bacalhau à Alentejana. É um prato muito saboroso e reconfortante e que eu adoro, ao qual eu adaptei algumas coisinhas ao meu gosto, nomeadamente o pão. Em vez de desfazer pedaços de pão, opto por deixar pedaços maiores e torro um pouco o pão. O pão acaba por ficar embebido no caldo à mesma, no entanto destaca-se mais e nota-se um elemento mais crocante e bastante interessante.


Açorda de Bacalhau à Alentejana


Ingredientes:
para 4 pessoas:
  • 3 postas grandes de Bacalhau demolhado
  • 4 Ovos
  • 300~400g de Pão Alentejano
  • 1 molho de Coentros ou Poejos (ou uma mistura de ambas)
  • 3 dentes de Alho
  • Azeite
  • Vinagre q.b.
  • Pimenta a gosto
  • Água a ferver
  • Sal q.b.
Confeção:

Cozer em água abundante o bacalhau até ficar cozido.
Com a ajuda de um almofariz fazer um "piso" com os coentros/poejos e os alhos picados. Amassar muito bem e se necessário adicionar umas pedras de sal para ajudar a "picar" as ervas e desfazer os alhos. Reservar e adicionar um fio de azeite.
Após o bacalhau estar cozido, retirar para um prato e lascar o bacalhau.
Na água a ferver, colocar um pouco de vinagre e escalfar os ovos, deixando estes um pouco mal cozidos.
Cortar o pão às fatias e torrar ligeiramente. Depois de torradas, colocar as fatias sobre o prato e colocar o bacalhau lascado em cima destas. Colocar o ovo escalfado e coar a água a ferver com cuidado para dentro de uma terrina. Adicionar o "piso" feito anteriormente e mexer muito bem.
Adicionar este caldo ao prato da açorda deixando o pão ficar bem húmido juntamente com os restantes ingredientes.
Temperar com um fio de azeite e uma pitada de pimenta, se desejar.





2 comentários:

  1. comida alentejana é tao cheia de sabor, esse prato esta com tão bom aspeto, esse ovinho... ai ai.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela opinião/sugestão!

Para mim é muito importante saber o que os leitores acham/pensam das minha receitas, pois este blogue é para vocês!

Printfriendly