Madalenas de Laranja | Pequenos Prazeres: Madalenas de Laranja

16 de maio de 2015

Madalenas de Laranja

As madalenas para mim são bolinhos de infância. São bolinhos que me davam quando me apetecia algo doce fora do comum. São deliciosas, fofinhas e super perfumadas. Existem imensos sabores, desde limão, laranja, chocolate ou até mesmo simples, elas são deliciosas, tanto para miúdos como graúdos.

Do espolio que nos é oferecido em supermercados e lojinhas, as minhas preferidas são sem duvida as de limão e laranja. O seu perfume e sabor acentuado acaba por neutralizar a imensa gordura que estes bolos têm quando produzidos industrialmente. 

A minha versão destes bolinhos é bem mais light e menos gordurosa que as de compra, sem prescindir do sabor e aroma. Ficam bem fofinhas e deixam a casa cheirosa a laranja! Duram uma semana sem ficarem duras e secas, se bem condicionadas e se lhes conseguir resistir.



Madalenas de Laranja

Ingredientes:
  • Farinha T55: 200g
  • Açúcar: 180g
  • Manteiga, derretida: 170g
  • Laranja: sumo e raspa de 1 (grande)
  • Ovos médios: 3
  • Fermento em pó: 2 colheres de chá
  • Bicarbonato de Sódio: 1 colher de chá
  • Extrato de Baunilha: 1 colher de chá
  • Sal: 1 pitada
Preparação:

  1. Pré aquecer o forno a 180.°C e preparar cerca de 22 formas com papelinhos ou untar formas para madalenas com margarina e polvilhar com farinha.
  2. Misturar a farinha peneirada com o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio e reservar.
  3. Bater ovos com açúcar durante bastante tempo até que fiquem esbranquiçados. Continuar a bater muito bem até que este creme fique bem fofo e volumoso.
  4. Juntar a raspa de laranja e depois a margarina em fio, sem deixar de bater. Deixar que a mistura fique completamente homogénea e sedosa e reserve.
  5. Adicionar a mistura dos ingredientes secos (2) e envolver delicadamente até a massa ficar lisa e sem grumos (velocidade 1).
  6. Encher as formas até cerca de ⅔ e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.
Deixar arrefecer e devorar! J






 _____________________________________________

|Prato: Lanche, Bolinho
|Ingrediente principal: Laranja
|Porções: 22 Madalenas
|Dificuldade: Fácil
|Custo: Económico
|Tempo de preparação: 15 minutos
|Tempo de forno: 20 minutos
|Tempo de espera: -

4 comentários:

  1. Fantásticas! O que se faz em casa é sempre muito melhor!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de madalenas e estas ficaram maravilhosas e com um sabor que eu adoro
    bj

    ResponderEliminar
  3. Estão com um aspeto muito fofinho. Só de imaginar já me cresce água na boca :-)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela opinião/sugestão!

Para mim é muito importante saber o que os leitores acham/pensam das minha receitas, pois este blogue é para vocês!

Printfriendly