Bolo de Laranja com Creme de Café | Pequenos Prazeres: Bolo de Laranja com Creme de Café

17 de março de 2015

Bolo de Laranja com Creme de Café

Pois é, são 20 anos! Foi ontem, domingo dia 15 de Março, que comemorei os meus 20 anos, e como não podia deixar de ser, fui eu que fiz o meu bolo de aniversário!
Sou ainda relativamente novo, não tenho uma vasta experiência de vida, no entanto, ao longo do tempo vamos nos apercebendo daquilo que gostamos e daquilo que queremos, e como tal, sei que o mundo da culinária é algo que me fascina e sinceramente, gostava imenso de ter algum futuro relacionado com ele.
Esta paixão pela cozinha já tem algum tempo, cerca de 5 anos. É relativamente recente, no entanto, o meu gosto e vontade em aprender e evoluir neste meio é muito forte e conciso.

Para o meu "Bolo de Anos", resolvi fazer um naked cake, ou traduzido à letra, um "Bolo despido". É um bolo simples que cuja cobertura não esconde o bolo, tornando visíveis as suas camadas e recheio. Para mim é um conceito muito giro, acho imensa piada e dá um ar caseiro e subtil ao mesmo tempo. 

Fiz um bolo simples aromatizado com raspa de laranja e com um recheio e cobertura de creme de café. O creme de café é muito semelhante ao de pasteleiro, no entanto o leite é fervido com café solúvel. A forma do bolo foi polvilhada com açúcar, o que conferiu no final ao bolo um tom caramelizado e escuro.
Fica uma mistura de sabores muito interessante! O bolo não é doce em demasia e o sabor da laranja combina lindamente com o creme de café. Aconselho a experimentarem! J


Naked Cake de Laranja com Creme de Café

Ingredientes:
  • 6 Ovos
  • 375g de Farinha fina
  • 260g de Manteiga, amolecida
  • 250g de Açúcar branco
  • 150g de Açúcar amarelo
  • 2 colheres de chá de Fermento
  • 1 pitada de Sal
  • Raspa de 2 Laranjas
Creme de Café:*
  • 1L de Leite
  • 2 colheres de sopa de Café soluvel
  • 125g + 100g de Açúcar
  • 2 Ovos
  • 4 Gemas
  • 75g de Amido de Milho
  • 60g de Manteiga
  • 1 colher de sopa de Extrato de Baunilha
Confeção:

Pré aquecer o forno a 180º C.
Misturar na farinha o sal e o fermento e reservar.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar e a raspa de laranja até que fique bem cremosa. Adicionar os ovos um a um e bater energeticamente até obter uma massa cremosa, esbranquiçada e bem arejada.
Peneirar a farinha e adicionar a pouco e pouco ao creme anteriormente feito, envolvendo debaixo para cima muito delicadamente para que a massa não perca o ar.
Untar uma forma de 24 cm com manteiga e polvilhar com açúcar. Levar ao forno a cozer durante cerca de 1h, verificando com um palito a cozedura.
Depois de cozido, deixar arrefecer e preparar o creme.

Levar ao lume numa caçarola o leite com 125g de açúcar e o café até ferver.
Bater as gemas juntamente com os ovos, adicionar o amido de milho e o restante açúcar, dissolvendo muito bem até ficar um creme completamente homogéneo.
Assim que ferva, retirar. Adicionar um pouco do leite em fio na mistura de gemas, batendo sempre, para que estas posteriormente não talhem. (temperar gemas)
Devolver este preparado em fio à caçarola, misturando rapidamente e muito bem.
Ferva novamente, mexendo sempre, até engrossar o creme. Depois de obter a consistencia desejada, retira-se.
Adicione a manteiga e a baunilha e misture até que a manteiga derreta e o creme fique bem misturado e brilhante. Reserve e "encoste" ao topo do creme película aderente de forma a que o creme arrefeça e não se forme uma crosta.

Montagem:
No fim de frio corte o bolo a meio com a ajuda de uma faca de serrilha.
Coloque sobre uma das partes do bolo (parte de baixo) um bocado creme até cobrir.
Colocar a outra parte do bolo sobre o creme e pressionar ligeiramente para que o creme comece a surgir ente cada camada do bolo.
Colocar mais creme sobre o topo do bolo alisando desajeitadamente com as costas de uma colher de sopa o creme.

Sirva a gosto, polvilhando com um pouco de chocolate em pó ou cacau.
(peço desculpa, mas no que toca a chocolate sou bem guloso)








*não usei o creme todo no bolo, pois ainda me sobrou um pouco
__________________________________________
|Prato: Bolo, Sobremesa
|Ingrediente principal: Laranja Café
|Dificuldade: Fácil
|Custo: Económico
|Tempo de preparação: 20 minutos
|Tempo de Forno: 1 hora
|Tempo de Refrigeração: 15 minutos (creme)
|Apto para crianças: Sim
|Vegetariano: Não
|Vegano: Não
|Porções: 20 fatias

7 comentários:

  1. muitos parabéns, e esse bolo ficou muito bom adorei a cor do creme e do bolo, deve ser uma delicia esse bolo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Muitas felicidades!!! contes muitos...aproveita bem a vida, os 20 nunca mais voltam!!!.
    O teu bolo está muito lindo e guloso, tal como a ocasião merece.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Paulo,
    PRazer em conhecer seu blog!
    Fiquei encantada com seu bolo de aniversário! Já vou levando a receita.
    Só fiquei com uma dúvida: leva meio quilo de açúcar? Qual seria esse açúcar amarelo?
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      foi um erro meu, seria 250g de Açúcar branco + 150g de Açúcar amarelo. Caso não encontre o açúcar amarelo pode utilizar açúcar mascavado!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que belo aspecto! Tenho de experimentar esta nova "linha de bolos" :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela opinião/sugestão!

Para mim é muito importante saber o que os leitores acham/pensam das minha receitas, pois este blogue é para vocês!

Printfriendly